Boas-vindas!

Bem-vindos caros sujeitos do conhecimento! Quem vos fala é o professor Claudio, da disciplina de Sociologia e Filosofia do Galvão e do Benedito Cardoso de Athayde! Este é o meu blog, e foi criado para desempenhar as mais diversas tarefas, tais como publicação de informes, textos online para leitura, sugestões de vídeos para aprimorar o conhecimento ou mesmo notícias de entretenimento que possuam relação com o universo da Sociologia e da Filosofia! Procure as notícias relativas à sua turma; haverá sempre a referência inicial no canto superior esquerdo de cada postagem; fique à vontade para comentar, pois qualquer dúvida publicada será respondida com a maior atenção! Abraços a todos!


(Professor Claudio)







quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

[Livre] O Livro Esquecido


Hoje vou comentar sobre um livro que praticamente todos possuem, mas quase ninguém lê. E isso é independente de religião, é um livro que possui muito mais do que acusações ou julgamentos, pelo menos do jeito que as pessoas por aí tem falado... Esse livro é a Bíblia... Isso mesmo, vc já a leu? 

Eu digo que não há, necessariamente, Bíblia; o que há são Bíblias.. ou seja, são vários livros que contam histórias (muitas delas inclusive, nos ajudam no conhecimento das ciências, como a História), e que trazem mensagens para as nossas vidas atualmente e nos dão "dicas" de como devemos viver ou entender o mundo de acordo com histórias que já teriam se passado antes de nossa existência; são histórias e relatos interessantes, porque de lá acabamos por obter 'sugestões' a respeito de decisões ou práticas que norteiam nosso dia-a-dia.

É claro que quando lemos, percebemos que o seu teor não faz referência de valor à vida tal qual a conhecemos, ou seja, a vida material não possui um valor inestimável; comparada à 'verdadeira vida' defendida por Jesus "Jeová", o Cristo (e é isso que muitos não entendem, ou não acreditam nela), fugir da 'materialidade' é uma das propostas que a Bíblia nos proporciona, e, diga-se de passagem, pela própria natureza do homem (que é matéria e espírito), acaba por se tornar extremamente inaceitável por muitas pessoas, principalmente as  céticas.

Outra característica desse livro é a fidelidade a determinados princípios. Vivemos atualmente em um mundo de relativização; fala-se que tudo é permitido, tudo é aceito, tudo é respeitado, até mesmo coisas que sempre tiveram, historicamente, um papel importante no sentido de serem coisas que não devemos fazer. Hoje fala-se mais aceitavelmente de descriminalização de drogas,  legalização da prostituição e do aborto, eutanásia, casamento entre pessoas do mesmo sexo com o objetivo de se 'constituir uma família', etc. Para a Bíblia, tudo isso é um erro, ela é bem clara quanto a isso. E é justamente pelas mudanças que a sociedade vem sofrendo, é que esses valores, tidos como 'ultrapassados', são duramente criticados pelas pessoas 'mais modernas', e que defendem muitas vezes, um outro sentido à religião ou à fé, na tentativa de 'moldar' as principais ideias da Bíblia ao seu próprio querer, quando na verdade, segundo ela, é o homem que deve compreender e se adaptar a certas leis gerais.

Ainda que seja um livro que cause polêmica para muitos, grande parte das pessoas possuem pelo menos uma em casa; dizem que acreditam no que consta na mesma, acreditam em suas histórias, mas nunca leram... parece uma contradição, não?  E você? Acredita nas coisas que estão escritas nela? Se não sabe o que responder, que tal começar a ler? Embora na rua, por aí, falem para nós quase sempre a respeito de religião, a bíblia é o mais importante livro do ponto de vista histórico, economico, social, cultural, sobrenatural, dentre várias outras coisas, independemente de igrejas, religiões ou pregações. Dica: Não deixe o livro esquecido (geralmente aberto) em cima a estante(!); comece a ler, é provavel que você passe a entender muitas coisas interessantes sobre o sentido de nossa existencia no mundo!

Abraços do professor Claudio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário