Boas-vindas!

Bem-vindos caros sujeitos do conhecimento! Quem vos fala é o professor Claudio, da disciplina de Sociologia e Filosofia do Galvão e do Benedito Cardoso de Athayde! Este é o meu blog, e foi criado para desempenhar as mais diversas tarefas, tais como publicação de informes, textos online para leitura, sugestões de vídeos para aprimorar o conhecimento ou mesmo notícias de entretenimento que possuam relação com o universo da Sociologia e da Filosofia! Procure as notícias relativas à sua turma; haverá sempre a referência inicial no canto superior esquerdo de cada postagem; fique à vontade para comentar, pois qualquer dúvida publicada será respondida com a maior atenção! Abraços a todos!


(Professor Claudio)







sábado, 23 de outubro de 2010

Filosofia - 3º ano - Direitos Humanos

 
Comentário de Roberto Siqueira sobre os filmes "Tropa de Elite" (o primeiro) e "Ônibus 174" em: http://cinemaedebate.com/2010/02/18/onibus-174-2002/
 
Este incrível documentário de Jose Padilha (ônibus 174) nos faz refletir muito sobre a delicada questão das diferenças sociais, da falta de oportunidade e da cegueira proposital que a maioria da sociedade se impõe, evitando olhar e debater qual seria o caminho ideal para solucionar o drama dos menores abandonados, dos meninos de rua e da vida criminosa no país.
- Padilha, o mesmo diretor de “Tropa de Elite”, faz um interessante trabalho nos mostrando todos os lados da situação. Se pensarmos que “Tropa de Elite” mostra o olhar da polícia e este “Ônibus 174” disseca a vida do “marginal”, temos os dois lados da mesma moeda de um enorme problema social brasileiro. Não é a toa, como diz o crítico Pablo Villaça em sua crítica de “Tropa de Elite”, que os personagens centrais dos dois filmes têm o mesmo sobrenome (Nascimento), representando os dois lados da mesma moeda.
- Importante deixar claro que apesar do tema merecer um olhar mais sério e uma discussão que leve a algum lugar, entendo que nenhum crime jamais deve ser justificado ou interpretado como simples conseqüência dos problemas sociais. Crime é crime de qualquer forma e jamais deve ser aceitável.
- A direção de Padilha é firme e alterna em bom ritmo entre as entrevistas e as cenas reais do assalto ao ônibus no Rio de Janeiro.

- Finalmente, podemos dizer que “Ônibus 174” é um documentário contundente e definitivo, que deveria abrir os olhos da sociedade para este grave problema social do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário