Boas-vindas!

Bem-vindos caros sujeitos do conhecimento! Quem vos fala é o professor Claudio, da disciplina de Sociologia e Filosofia do Galvão e do Benedito Cardoso de Athayde! Este é o meu blog, e foi criado para desempenhar as mais diversas tarefas, tais como publicação de informes, textos online para leitura, sugestões de vídeos para aprimorar o conhecimento ou mesmo notícias de entretenimento que possuam relação com o universo da Sociologia e da Filosofia! Procure as notícias relativas à sua turma; haverá sempre a referência inicial no canto superior esquerdo de cada postagem; fique à vontade para comentar, pois qualquer dúvida publicada será respondida com a maior atenção! Abraços a todos!


(Professor Claudio)







sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

[Sociologia - 1º Ano] Durkheim e os Fatos Sociais

O Ator Will Smith em cena do filme "Em busca da felicidade": Notório efeito que os fatos sociais podem causar na vida do indivíduo em sociedade. 


Por Camila Conceição Faria

Fato social  é toda “coisa” capaz de exercer algum tipo de coerção sobre o indivíduo, sendo esta “coisa” independente e exterior ao indivíduo e estabelecida em toda a sociedade.
O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917), tido por muitos como um dos pais da sociologia moderna, define em seu livro, “As Regras do Método Sociológico” (1895), que o objeto de estudo da Sociologia deve ser o fato social, pois ele deriva da vida em sociedade, que é caracterizada pelo conjunto de fatos sociais estabelecidos. 

Podemos classificar como fatos sociais as regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes, etc., enfim, todo um conjunto de “coisas”, exteriores ao indivíduo e aplicáveis a toda a sociedade, que são capazes de condicionar ou até determinar suas ações; sendo esta “coisa” dotada de existência própria, ou seja, independente de manifestações individuais. 

No entanto, devemos ressaltar que nem todo fato comum em determinada sociedade pode ser considerado fato social; não é a generalidade que serve para caracterizar este fenômeno sociológico, mas sim a influência dos padrões sociais e culturais, da sociedade como um todo, sobre o comportamento dos indivíduos que integram esta sociedade; como exemplo, podemos citar o alto índice de suicídios no Japão, pois não são apenas fatos individuais e particulares que levam esses indivíduos ao suicídio, mas toda a cultura e a formação social daquele país; se considerássemos outra cultura e outros padrões sociais, talvez esses indivíduos, com as mesmas frustrações particulares, não optassem pelo suicídio. 

Características do fato social:

Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.

Exterioridade – relaciona-se ao fato de esses padrões culturais serem exteriores ao indivíduo e independentes de sua consciência ou vontade.

Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas sim para todo um grupo ou sociedade.

Fonte: http://www.infoescola.com/sociologia/fatos-sociais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário